Reumatologia

O que é Reumatologia?

A Reumatologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças musculoesqueléticas, que afetam as articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos. Essas doenças podem ser de origem autoimune, mecânica, infecciosa ou metabólica e podem acometer pessoas de todas as idades.

Principais Doenças Reumatológicas.

A Osteoartrite ou artrose, bem como o reumatismo de partes moles (tendinites, bursites, entesites e dor miofascial) são as doenças reumáticas mais comuns, ocasionadas devido a traumas e/ou desgaste articular que ocorrem ao longo do tempo.

As doenças autoimunes são doenças onde o sistema imunológico do individuo devido a alguma desordem, começa a atacar suas próprias estruturas. As mais conhecidas são o Lúpus Eritematoso Sistémico, Artrite Reumatoide, Espondilite Anquilosante, Artrite psoriásica e as vasculites.

A Osteoporose e a Gota, são doenças reumáticas metabólicas, relacionadas ao metabolismo do cálcio e das purinas respectivamente.

A fibromialgia, doença frequente nos ambulatórios da reumatologia, tem sua origem indefinida e seu diagnóstico é exclusivamente clínico, ou seja, não existe exame radiológico ou laboratorial que seja específico pra confirmá-la.

O reumatismo é um termo genérico usado para designar um grupo de doenças que afeta  as articulações, músculos e ossos, caracterizado por dores e limitação de movimentos. Portanto, reumatismo não se refere a nenhuma doença específica e sim a um grupo de doenças com as características acima citadas. Compreende as artrites, mialgia, tendinites, neurites e processos similares.

Apesar de a dor ser o principal sintoma, muitas doenças reumáticas manifestam-se com sinais e sintomas em outros órgãos como pele, olhos, pulmão, coração, vasos sanguíneos e intestino. Essa característica, exige do médico reumatologista uma boa anamnese e exame físico, que juntamente com exames de imagem e laboratoriais possam direcionar o diagnóstico e condução de cada caso de forma eficaz.

Percebeu o quão rico é o universo da Reumatologia? Especialidade essencialmente clínica em que um olhar atencioso, uma escuta minuciosa e um exame físico detalhado são essenciais.

A Reumatologia é linda, não é?

Dra Larissa Souza
Médica Reumatologista