• (84) 3231-1212
  • (84) 98737-0803

Pilates

O que é Pilates

O PILATES é muito mais do que uma alternativa para livrar o corpo da flacidez e deixar a barriga definida. Os exercícios com bola e aparelhos que utilizam molas e cordas também são indicados para melhorar a capacidade respiratória e desenvolver músculos que suportam a coluna.

Dá mesmo para esculpir o corpo, melhorar o estilo de vida e controlar dores crônicas porque o praticante ganha flexibilidade, força e alinhamento Postural. O bem- estar aparece logo após a primeira sessão porque o corpo responde rapidamente aos estímulos de Reeducação Postural”.

O ponto chave dos exercícios é o trabalho focado no abdome, que prejudica os grupos musculares quando está desalinhado, ou seja, flácido. Entre as patologias que podem ser tratadas, estão: Problemas de coluna, fibromialgia, Dort (Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho), fadiga crônica, distúrbios respiratórios, hérnia de disco e artrose. Para iniciar uma terapia através de PILATES, é preciso passar por uma avaliação clínica, capaz de identificar se existem restrições aos movimentos.

As aulas podem ser individualizas ou em grupos e são capazes de prevenir problemas nas articulações dos joelhos e dos ombros, além de ajudar na recuperação de contusões musculares. Sem falar que os exercícios funcionam como uma injeção de ânimo. A modalidade diminui a tensão mental e aumenta o nível de concentração. As aulas de PILATES melhoram o tônus muscular, dão um basta no estresse e promovem o estado geral da saúde.

Marie Etienne
Instrutora de Pilates

Pilates para Grávidas

Saúde na gravidez

A notícia da maternidade é sempre uma felicidade para a mulher que, nesse momento, se preocupa em cuidar do bem-estar do seu corpo, pois, mais do que essencial, esse cuidado garante a sua saúde e a do bebê.

Nessa fase da vida, as mulheres costumam sentir muitas dores, principalmente na coluna, nas pernas e nas articulações. Além disso, com o passar das semanas, há um grande crescimento abdominal e das mamas que, por consequência, aumenta a sobrecarga de peso nos joelhos e nos pés, aumenta a tensão muscular e da lordose lombar, que pode ser resolvido com a simples prática do Pilates.

O método é uma atividade física de baixo impacto, que auxilia no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Dessa forma, é uma técnica indicada para todos os tipos de pessoas, inclusive as gestantes, pois ajuda a prepará-las para o excesso de carga que o bebê irá trazer durante os nove meses.

A diversidade de exercícios e a capacidade de adaptação para as mulheres grávidas tornaram o Pilates uma prática muito indicada pelos obstetras e procurada pelas gestantes, pois é repleta de benefícios e pode ser realizada durante toda a gravidez.

O Pilates também ajuda na hora do parto, visto que fortalece a musculatura do assoalho pélvico, facilitando na sustentação do útero. Auxilia, ainda, na hora das contrações, diminuindo as dores durante o parto, pois, com o abdome e o assoalho pélvico mais fortes, a força de expulsão do bebê será maior, acelerando o processo de nascimento e reduzindo o tempo de dor. No pós-parto, o Pilates também é muito recomendado, tornando mais rápido o tempo de recuperação das mulheres e facilitando a volta à antiga forma mais rapidamente.

Fonte: Revista oficial Pilates Nº 13

Voltar