Hipnoterapia

O que é Hipnoterapia?

A Hipnoterapia é um processo terapêutico que utiliza o recurso da hipnose. Para uma melhor compreensão, é necessário entender o que é Hipnose? Onde surgiu?

Hipnose deriva-se do termo “Hipnos” deus do sono na mitologia Grega. No Egito Antigo, era usada nos chamados “templos do sono”. A crença era a de que muitas enfermidades poderiam ser tratadas depois dos enfermos entrarem e ficarem dias imersos em “sonos profundos”. Também na Grécia os enfermos poderiam recorrer a esses templos pois, acreditavam que eles dormiam e despertavam curados. Por isso, muitos acreditam, equivocadamente, que quando alguém se encontra em Hipnose está dormindo.

A hipnose nada mais é do que um mergulho para dentro de si mesmo. É um processo natural da mente e ocorre várias vezes durante o dia e nem é percebido. Sabe aqueles momentos em que você percebeu divagando, olhando para o nada? Ou assistindo um filme e, mesmo sabendo que é tudo fictício, entra na história, sofre, alegra-se, emociona-se e se identifica com algum personagem? E quando lembra de um limão azedo e saliva ou quando lembro de momentos felizes e sorri? Hipnose é uma característica peculiar a todo ser humano, envolvendo processos simples como memória e imaginação.

Pierre Janet (1859-1947), trouxe a ideia de que “as doenças são causadas pela mente oculta dentro de nós, chamando-a de mente subconsciente”. É no subconsciente que os traumas produzem seus efeitos nocivos e necessita de uma terapia que capaz de extirpar todo esse lixo para fora. Este é o poder da Hipnoterapia. Nela, a Hipnose é usada como recurso para acessar a mente subconsciente e encontrar a ORIGEM, a CAUSA RAIZ, das doenças emocionais, físicas, psicológicas, hábitos ou sentimentos indesejáveis. Todo sintoma, todo problema, tem uma origem. Normalmente, os resultados alcançados com a hipnoterapia são mais efetivos e rápidos comparados a outros métodos convencionais.

É indicada para depressão, ansiedade, doenças psicossomáticas, pânico, Instabilidade emocional, comportamento agressivo, vícios, etc.

Referência Bibliográficas

ARRUDA, Michael

Desbloqueie o poder da sua mente: programe o seu subconsciente para se libertar das dores e inseguranças e transforme sua vida / Michael Arruda. – São Paulo, SP: Editora Gente, 2018

KRAISCH, Rafael

Manual de Hipnose Clássica / Rafael Kraisch. – São Paulo,SP: Literare Books International, 2019.