• (84) 3231-1212
  • (84) 98737-0803

Acupuntura x Hipertensão Arterial

A sabedoria milenar que envolve a Medicina Tradicional Chinesa e, mais especificamente a Acupuntura, nunca foi estudada e valorizada com neste século. Cada vez mais pesquisas científicas tem comprovado a eficácia da acupuntura no tratamento de várias doenças. Recentemente, foi publicada uma pesquisa na revista "Medical Acupunture” que ressalta a primeira evidência cientifica de que a Eletro-Acupuntura pode ser benéfica em casos de hipertensão arterial. Nesta pesquisa 65 pacientes portadoras de hipertensão e que não faziam uso de nenhum tipo de medicação, foram separados em dois grupos, sendo que em um dos grupos os pacientes foram tratados com eletro-acupuntura na região dos pulsos e abaixo dos joelhos. Nesse grupo de intervenção 70% dos participantes tiveram uma descida considerável da pressão arterial, e as melhorias se mantiveram durante 45 dias. Foram também encontradas alterações benéficas na noradrenalina, renina, aldosterona e glicose, que influenciam a pressão arterial.

Os pesquisadores concluíram que este tratamento, quando usado repetidamente, poderá ser uma boa ferramenta de diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares como enfarte do miocárdio e doença arterial periférica.

Com isso percebe-se claramente que a Acupuntura, além de tratar com eficácia comprovada, as dores causadas por distúrbios osteoarticulares como hérnia de disco, protusões, tendinites, bursites, cefaleia, enxaqueca, distúrbios relacionados com ansiedade, depressão, etc., também pode tratar a hipertensão arterial reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Marie Etienne Silva
Especialista em Acupuntura